Videografia

Página em construção e atualização

Videografia

Chaplin & Co.
Method Animation France
118-126, rue du Mont-Cenis
75018 Paris
France

Tel: +33 (0) 1.80.48.04.10
Fax: +33 (0) 1.80.48.04.11



Chaplin & Co

Sous le regard de Chaplin, chaque petit événement du quotidien se transforme en une formidable comédie.

Lorsqu’on est terriblement maladroit et quelque peu naïf, il n’est pas toujours facile d’affronter les ordres d’un patron irascible, de faire comprendre à son voisin que votre maison n’est pas une décharge publique, d’échapper à un bataillon de policiers zélés ou encore de partir en expédition au supermarché en compagnie du Kid. Mais la moustache au vent, éternellement armé de sa canne et de son chapeau, notre héros surmonte les obstacles qui se dressent devant lui avec enthousiasme et esprit d’aventures. Alors venez rejoindre Chaplin et sa troupe pour 104 nouvelles aventures désopilantes.

Sob o olhar de Chaplin, cada pequeno acontecimento cotidiano se transforma em uma grande comédia.

Quando é terrivelmente estranho e um tanto ingênuo, nem sempre é fácil enfrentar o comando de um chefe irascível, deixar claro para o seu vizinho que sua casa não é um depósito de lixo, para escapar um batalhão de polícia zeloso ou até mesmo ir em uma expedição ao supermercado em companhia do Kid. Mas o bigode ao vento, sempre armado com sua bengala e seu chapéu, o nosso herói supera os obstáculos à sua frente com entusiasmo e espírito de aventura. Então venha se juntar a Chaplin e sua empresa para 104 novas aventuras hilariantes.[1]

Filme
Direção
Observações
A Canção da estrada

Título original:
Pather Panchali
Satyajit Ray
Índia, 1955, 115 min. Cor. Livre

No início do século 20, Abul é um menino pertencente a uma pobre família brâmane de um vilarejo na Índia. Seu pai, poeta e sacerdote, é forçado a deixar seus entes queridos em busca de trabalho. Uma das obras-prima do cinema mundial, inédita no Brasil e nas Américas. Este filme foi a estréia espetacular de Satyati Ray. Recuperada a finais dos anos 90, pois um incêndio destruiu os negativos originais, esta é a primeira fita, que deu origem a Trilogia de Apu. Nela se narra a comovente história de uma família de Bengali perseguida pela má sorte. O pai, Harihara, é um sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta. Sabajaya, a mãe trabalha para alimentar a uma família, que recebe com alegria e esperança a chegada de um novo filho, Apu.
A cor do paraiso

Título original: Rang-e khoda

The Color of Paradise
Majid Majidi
Irã, 1999, 90 min. Cor. Livre

Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora. A COR DO PARAÍSO narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficiência visual e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição devida. Dirigido por Majid Majidi, o mesmo do consagrado Filhos do Paraíso. 
A culpa é do Fidel!

Título original:
La faute à Fidel

Julie Gavras
França, 2006. 120 min. Cor. Livre

Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.
A espinha do diabo

Título original:
El espinazo del diablo
Guilhermo del Toro
Mexico, Espanha, 2001, 106 min. Cor.

Carlos, um garoto de 12 anos, perde seu pai e é deixado no orfanato Santa Luzia, em plena Guerra Civil Espanhola. Lá, aprende a conviver com adultos agressivos e crianças perturbadas pela atmosfera do lugar. O espírito de um ex-aluno clama por vingança e instiga Carlos a descobrir seu assassino.
A glória de meu pai

Título original:
La gloire de mon père
Yves Robert
França, 1990, 110 min. Cor. Livre

A Glória do Meu Pai é o primeiro dos maravilhosos filmes de Yves Robert (A Guerra dos Botões) baseados nas memórias do escritor Marcel Pagnol (1895 - 1974), autor dos célebres Jean de Florette e A Vingança de Manon. Marcel é filho de um professor e de uma costureira. Durante as férias de verão, a feliz família viaja para uma casa de campo nas montanhas da região da Provença, no sul da França. Lá, Marcel conhece Lili, que se torna seu grande amigo, guia e professor. Juntos, os dois meninos vivem as mais diversas aventuras na magnífica paisagem local. 
Grande sucesso de público e de crítica, A Glória do Meu Pai é uma emocionante evocação da infância, cheia de frescor e poesia.
A guerra dos botões

Título original:
La guerre des boutons

Yann Samuell
França, 2011, 105 min. Cor. 12 anos

Em 1960, no sul da França, um grupo de meninos (com idades entre 7 a 14 anos) é liderado por Lebrac numa guerra contra as crianças da aldeia vizinha. Trata-se de uma batalha tradicional, realizada há gerações pelos jovens das duas aldeias. Eles lutam pela honra e lealdade, mas utilizam-se dos meios necessários para vencer. O exército de pequenos homens tenta de todas as formas não ser percebido por pais e mães, o que é complicado quando voltam para casa com as roupas rasgadas e sem botões.
Curiosidade: A Guerra dos Botões é a quarta adaptação do livro de Louis Pergaud para os cinemas.
A guerra dos botões

Título original:
War of the buttons
John Roberts
Inglaterra, 1994. 94 min. Cor. Livre

Dois grupos rivais de crianças estão se preparando para uma batalha. Nas salas de aula acontecem secretas reuniões, onde são traçados planos de ação em busca do prêmio máximo pela vitória: os botões das roupas de seus inimigos. A batalha é iniciada, e a medida que avança, as coisas vão ficando sérias. Traições, amizades inesperadas e momentos de alegria se misturam com a pressão dos pais, da polícia, dos professores e dos amigos, para que terminem a guerra.
A História Oficial

Título original:
La Historia Oficial
Luis Puenzo
Argentina, 1985, 112 min. Cor. 14 anos

Alícia é uma professora de História pertencente à classe média argentina. Ela convive com pessoas tanto de esquerda quanto de direita, mas desconhece as tragédias pessoais geradas em seu país pela ditadura militar (1976-1983). Ela é uma mãe atenciosa para a filha Gaby, uma criança adotada e trazida para casa por seu marido Roberto. Após o retorno do exílio da amiga Ana, uma ex-presa política, Alícia começa a descobrir os horrores praticados contra os opositores do regime. Ela começa então a crer na possibilidade de que seu marido teria mantido relações escusas com a máquina repressora do regime e adotado Gaby depois que seus pais, possíveis presos políticos, foram assassinados. A investigação de Alícia para descobrir a origem de sua filha a leva a hospitais insalubres, à igreja frequentada pela família (onde se depara com o silêncio do padre, numa cena que causou problemas com a Igreja Católica por retratar a omissão desta para com o regime) e, finalmente, a uma manifestação das Mães da Praça de Maio, onde encontra aquela que seria a avó biológica de sua filha.
A Infância de Ivan

Título original:
Ivanovo detstvo

Andrei Tarkovski
Rússia, 1962, 65 min. Cor. Livre

O jovem e desconhecido na época Andrei Tarkovski emocionou platéias e a crítica internacional com seu primeiro longa metragem "A Infância de Ivan". Foi o grande vencedor do Leão de Ouro em Veneza, desbancando filmes dos consagrados Godard, Kubrick e Pasolini. Este extraordinário e sensível filme retrata de forma poética e comovente a guerra pelos olhos de uma criança
A Infância Nua

Título original: L’infance nue
Maurice Pialat
França, 1968, 83 min. 12 anos

Um garoto rebelde de 10 anos é mandado para um pequeno internato pela própria mãe. Por causa de suas travessuras, ele constantemente muda de casas e também de família adotiva. A sensação de rejeição que ele sofre, o torna cada dia mais agressivo, impedindo-o de socializar-se com o mundo.
A invenção da infância
Liliana Sulzbach
Brasil, 2000, 26 min. Cor. 12 anos


Pressuposto para a compreensão do Direito da Criança e do Adolescente. Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.
A Invenção de Hugo Cabret

Título original:
Hugo
Martin Scorsese
EUA, 2011, 127 min. Cor. Livre

Paris, anos 30. Hugo Cabret é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia, ao fugir do inspetor, ele conhece Isabelle, uma jovem com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave com o fecho em forma de coração, exatamente do mesmo tamanho da fechadura existente no robô. O robô volta então a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico.
Curiosidades: baseado no livro homônimo de Brian Selznick.
A Origem Da Vida

Título original:
Jesus Henry Christ
Denis Lee
USA, 2012, 94 min. Cor. 14 anos

Henry James Herman é um menino fora do comum. Com apenas 10 anos de idade, ele é muito mais inteligente que os garotos da sua escola. Na verdade, ele é muito mais inteligente que seus professores - Henry é especial. Só que isso lhe traz muitos problemas, já que nem todo mundo aceita isso numa boa. A mãe do menino, Patricia Herman é uma mulher superprotetora e sua relação com Henry é um tanto incomum. Quando Henry começa a questionar suas origens e querer saber quem é seu pai, a verdade vem à tona: Patricia não sabe quem é o pai de seu filho, pois pegou o sêmen em um banco de doadores. Isso não é o bastante para Henry, que decide ir ao tal "banco" para descobrir a identidade de seu pai. Sua busca p leva até o médico Slavkin O'Hara, o doador. Só que O'Hara é um homem peculiar e tem uma família tão doida quanto Henry e essa nova relação só poderia acabar em encrenca.
A viagem de Chihiro

Título original:
Sen to Chihiro no Kamikakushi
Hayao Miyazaki
Japão, 2001, 124 min. Cor. Livre

Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.
Abençoe-me, Ultima - A Curandeira

Título original: Bless me, Ultima
Varl Franklin
USA, 2013, 106 min. Cor. 14 anos

Baseado no romance do famoso Rudolfo Anaya, “Abençoe-me, Ultima - A Curandeira” é uma história turbulenta e de transição sobre um jovem criado no Novo México durante a Segunda Guerra. Quando uma curandeira chamada Ultima vai morar com a sua família, Antonio vive uma série de eventos misteriosos e aterrorizantes que fazem com que ele enfrente questões sobre o próprio destino e todos os poderes desta mulher mística.
Abril Despedaçado
Walter Salles
Brasil, 2001, 09 min. Cor.

Em abril de 1910, na geografia desértica do sertão brasileiro vive Tonho (Rodrigo Santoro) e sua família. Tonho vive atualmente uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai (José Dumont) para vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa então a questionar a lógica da violência e da tradição.
Accattone
Pier Paolo Pasolini
Itália, 1961, 120 min. Cor.

Accattone era um cafetão da periferia pobre de Roma na década de 1960 e vive dos rendimentos ganhos pela sua prostituta Maddalena. Nunca trabalhou um só dia na sua vida e passa o tempo pelos cafés com os seus também ociosos amigos. Quando Maddalena é presa por perjúrio, perde a sua fonte de rendimento e, sem ninguém para o sustentar, começa o seu declínio, chegando a passar fome. Até que conhece a bela e inocente Stella. Tenta iniciá-la na prostituição, mas se apaixona e decide arranjar uma forma de a sustentar com trágicas consequências
Adeus, Lênin!

Título original:
Good bye, Lenin!
Wolfganger Becker
Alemanha, 2003. 121 min. Cor.

A mãe de Alexander, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia-a-dia do recente capitalismo no país.
Adeus, Meninos

Título original:
Au revoir, les enfants
Louis Malle
França, Alemanha, 1987, 84 min. Cor. 14 anos

Durante o inverno de 1943-44, a Segunda Guerra Mundial divide a França ocupada entre os invasores nazistas e os "colaboracionistas" (cidadãos franceses que ajudam os alemães) de um lado e os opositores (chamados de "resistência" quando clandestinos) e demais habitantes de outro. Julien Quentin, filho de uma família rica do norte da França, é enviado juntamente com seu irmão mais velho para o colégio interno Sainte-Croix, onde meninos de diferentes idades assistem aulas dadas e organizadas por padres cristãos. Ele volta entristecido das festas de Natal para a tediosa rotina no internato. Suas aulas parecem sem novidades até o padre Jean, o diretor, aceitar quatro novos alunos. Um deles, Jean Bonnet, é da mesma idade e turma que Julien. Este fica intrigado com Bonnet, pelo fato dele ser um menino muito inteligente e introspectivo e ficar marginalizado pelo resto da classe. Depois de um tempo, eles se aproximam e criam um vínculo muito próximo de amizade. Mas, uma noite, Julien descobre que Bonnet veste um solidéu e reza em língua hebraica.
Alabama Monroe

Título original:
The broken circle breakdown
Felix Van Groenigen
Bélgica, 2013, 111 min. Cor. 16 anos

Elise (Veerle Baetens) e Didier (Johan Heldenbergh) se apaixonam à primeira vista, mesmo sendo pessoas muito diferentes. Ele é um músico romântico e ela a realista dona de um estúdio de tatuagem. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente e a família se desestabiliza.
Alemanha, Ano Zero

Título original:
Germania anno zero
Roberto Rossellini
Itália, 1948, 72 min.  Cor. Livre

Em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.
Curiosidade:  É o 3 º filme da chamada Trilogia da Guerra, dirigida por Roberto Rossellini. Os demais filmes são Roma, Cidade Aberta (1945) e Paisà (1946)
Ato de vida
Juan Zapata
Brasil, 2009, 56 min. Cor. Livre

O ato do nascimento. O primeiro olhar de uma criança sobre o mundo. Os primeiros momentos de vida. O primeiro encontro entre mãe e filho. Tudo isso gravado em um vídeo. Ato de Vida documenta o dia a dia de Susana Pacheco, mulher que trabalha há anos com filmagens de parto, sendo a única a registrar estes momentos na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul.
Bebês

Título original:
Babies
Thomas Balmès
França, 2011, 79 min. Cor. Livre

Todo mundo adora bebês. Neste divertido documentário produzido pela StudioCanal, você irá acompanhar, do dia em que nasceram até os primeiros passos, a vida de quatro bebês de diferentes continentes. Uma viagem pela aventura que é ser humano.
Brinquedo Proibido

Título original:
Jeux interdits
Rene Clement
França, 1952, 80 min. Cor. Livre

Um dos primeiros filmes a relatar os horrores da guerra pelo olhar das crianças, Brinquedo Proibido é considerado por muitos críticos o melhor trabalho cinematográfico de René Clément. Ele passou mais de cinco anos produzindo o filme, que poderia facilmente cair na pieguice por causa da natureza do roteiro; no entanto, nos presenteia com uma bela história sobre a inocência das crianças e a falta de “norte” dos adultos num país devastado pela guerra. O filme conta a história de Paulette, uma menina de cinco anos de idade que perde os pais e o cachorro em um ataque aéreo quando eles fugiam de uma Paris ocupada pelos nazistas. Ao se perder do grupo de refugiados, Paulette é recolhida por Michel Dollé, um menino de onze anos. Eles logo se tornam os melhores amigos. E enquanto os pais dele estão ocupados querendo dar uma de bem-feitores e em luta com os vizinhos Gouard, Paulette e Michel criam um universo só deles. 
Bruno
Shirley MacLaine 
EUA, 2000, 103 min. Cor. 14 anos

Bruno é um garoto prodígio que vive com sua mãe e tem o estranho hábito de usar vestidos. Isso é apenas um detalhe a mais na sua polêmica carreira estudantil em uma escola católica. Mesmo antes de seu segredo ser descoberto, seus colegas de classe já caçoavam dele por causa do seu tamanho e por causa de sua tremenda inteligência - o que dizer de um menino que lê dicionário por pura diversão? Mas Bruno é o menor dos problemas para seus pais, que vivem cercados de outras figuras bem mais estranhas.
Caiu do céu

Título original:
Millions
Danny Boyle
Reino Unido, 2004, 97 min. Cor. Livre

Uma bolsa contendo dinheiro roubado é encontrada por dois garotos, que decidem escondê-la e não contar a ninguém de sua existência. Entretanto a mudança da moeda na Inglaterra, que em uma semana passará a ser o euro, faz com que a dupla busque algum meio de gastar o dinheiro enquanto ele ainda vale algo.
Capitães da Areia
Cecília Amado
Brasil, 2011, 96 min. Cor. 16 anos

Bahia de Todos os Santos, 1950. Um bando de meninos abandonados incomoda a sociedade. São chamados “Capitães da Areia”, porque o cais é o seu quartel general. Dormem em um trapiche abandonado e vivem em feiras populares e festas de rua, atrás de comida e divertimento. Às vezes explodem, gritam de raiva, perdem a cabeça, mas resistem bravamente aos piores obstáculos. Quando uma epidemia de varíola invade a cidade, os Capitães da Areia se deparam com o conflito da morte, têm que tomar decisões de adulto, decisões impossíveis para a cabeça dessas crianças. Enquanto isso, nos bairros populares, a epidemia destrói famílias, fazendo novos órfãos. Dora, de apenas 13 anos, perdeu pai e mãe, e se vê só nas ruas de Salvador. Mas quis o destino que os Capitães da Areia cruzassem o seu caminho. O bando nunca teve uma figura feminina e a chegada de Dora vem mexer com a vida dos Capitães. Pedro Bala logo se apaixona por ela. Professor, braço direito de Bala, mais tímido e inexperiente, apenas sonha com sua pele macia, com seus seios que despontam, seu jeito de que vai virar mulher a qualquer instante. O triangulo amoroso torna-se inevitável, os três estão mais adolescentes do que nunca, como adolescentes descobrem o amor.
Curiosidades: baseado na obra homônima de Jorge Amado, é o primeiro filme dirigido por sua neta, cecília Amado.
Chaplin & Co.
Mathieu Kendrick e Vincent De Mul
França, 2011, 6 min. Cor. Livre

 Série de animação criada por Mathieu Kendrick e Vincent De Mul, produzida por Method Animation e MK2 TV. No Brasil é exibida no canal de televisão por assinatura Gloob (Globosat). Vídeos disponíveis no Youtube com aproximadamente 6 minutos de duração cada episódio. Total de episódios: 104. Vídeos disponíveis em CD: 76.
Contos da noite

Título original:
Les contes de la nuit
Michel Ocelot
França, 2013, 84 min. Cor. Livre

Todas as noites, um garota, um garoto e um senhor idoso se encontram em um pequeno cinema, que aparenta estar abandonado. Lá dentro, os três criam histórias, escrevem, desenham, vestem fantasias... Eles criam diversas histórias mágicas passadas em uma noite onde tudo é possível.
Coração de campeão

Título original:
25 Hill
Corbin Bernsen
EUA, 2011, 108 min. Cor. 14 anos

Aos 12 anos, o menino Trey Caldwell fica devastado quando seu pai, soldado do exército americano, é morto no Afeganistão - deixando um buraco em sua vida e um carrinho de corrida não finalizado na garagem. Último presente de seu pai, o carro é uma lembrança constante de como o futuro poderia ter sido. Mas quando Trey conhece Roy Gibbs, um bombeiro devastado por ter perdido o filho nos atentados de 11 de setembro, um novo laço se forma e velhas feridas começam a cicatrizar. Enquanto esta equipe incomum finaliza o carro e treina para a corrida, eles percebem que a vida não se faz apenas do tremular de uma bandeira quadriculada - mas sim da coragem para encarar uma incrível jornada de fé no caminho.
Corda Bamba - História de uma Menina Equilibrista

Título original:
Corda bamba
Eduardo Goldenstein
Brasil, 2013, 80 min. Cor. Livre

Maria é uma menina de 10 anos que, por ser filha de pais equilibristas, foi criada no circo. Após um tempo vivendo com os padrinhos, Foguinho e Barbuda, ela se muda para a cidade grande para morar com sua avó. Apesar de enfrentar dificuldades em se adaptar à nova vida, ela aos poucos passa a se lembrar de um grande trauma do passado envolvendo seus pais.
Corvos

Título original:
Wrony
The Crows
Dorota Kedzierzawska
Polônia, 1994, 66 min. Cor. Livre

Uma criança de cerca de 10, apelidada de "Corvo" (porque ela imita o pássaro) não tem amigos e rejeita o abraço dos seus professores. Em casa, ela é deixada sozinha, sua mãe a esquece enquanto diverte amantes ou dorme sozinha. Uma manhã, a pequena vê uma criança abraçada por ambos os pais e isso a comove. Quando a criança é deixada sozinha, ela a sequestra na tentativa de ser sua mãe. E começa aí uma jornada de luz e inocência na busca da pequena por afeto e carinho.
Cria Cuervos
Carlos Saura
Espanha, 1976, 107 min. Cor. 18 anos

Ana é uma mulher de tristes lembranças. Duas décadas antes, quando tinha nove anos, ela acreditava ter em suas mãos um misterioso poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Assim teria causado a morte inesperada do pai, o militar franquista Anselmo, logo após o doloroso martírio da mãe.
Dublê de anjo

Título origina:
The Fall
Tarsem Singh 
Índia, 2006, 116 min. Cor. 12 anos

Imagine um mundo onde tudo toma a forma que desejarmos, onde a realidade se confunde com os sonhos. Assim é o mundo criado por Alexandria, uma pequena garota que ouve as mais diferentes histórias de seu companheiro de leito hospitalar, o dublê Roy Walker. Cada história é mais colorida e divertida que a outra, o que torna a garota cada vez mais encantada por seu novo amigo. Roy daria tudo para não estar nessa situação de dor e precisará da ajuda vinda das pequenas e angelicais mãos da nova amiga.
ET - o Extraterrestre

Título original:
ET – the Extraterrestrial
Steven Spielberg
USA, 1982, 115 min.Cor. Livre

Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
Fanny & Alexander

Título original:
Fanny och Alexander

Ingmar Bergman 
Suécia, 1982, 188 min. Cor. 14 anos

No início do século XX, na Suécia, duas crianças acostumadas com a vida farta, Fanny e Alexander, passam a morar com um bispo rigoroso após seu pai morrer e sua mãe casar-se novamente, agora com tal bispo. Agora elas deverão enfrentar uma vida de miséria e dificuldades, com uma atmosfera bizarra e até mesmo assustadora.
Feios, Sujos e Malvados

Título original:
Brutti, Sporchi Cattivi
Ettore Scolla
Itália, 1976, 115 min. Cor.

Roma, Itália. Giacinto Mazzatella (Nino Manfredi) vive em um barraco com sua esposa, dez filhos e diversos outros parentes. Devido ao pouco espaço disponível, eles dormem praticamente um ao lado do outro. Giacinto guarda uma boa quantia em dinheiro mas, temendo ser roubado, sempre o mantém escondido. Isto irrita sua família, que não pode usá-la para melhorar um pouco de vida. A situação chega ao limite quando Giacinto leva para casa sua amante, o que faz com que a família passe a planejar seu assassinato.
Filhos do Paraíso

Título original:
Bacheha-Ye aseman
Majid Majidi
Irã, 1998, 88 min. Cor. Livre

Ali, um humilde garoto de nove anos, leva os sapatos de sua irmã Zahra ao sapateiro para serem reparados, mas acaba por perdê-los no caminho de casa, ao fazer compras no mercado. Por sua família não ter dinheiro para comprar outro par _ eles são uma família pobre do Teerã _ e temendo uma punição, Ali e Zahra resolvem manter a situção em segredo. Eles então inventam um esquema para compartilhar o par de sapatos do menino, o único disponível: Zahra usa os calçados pela manhã e os devolve ao meio dia, para que seu irmão possa frequentar as aulas à tarde. Esse plano desconfortável conduz a uma aventura atrás da outra na tentativa de esconder o plano de seus pais e professores, assistir às aulas e cumprir seus deveres. Ali descobre e se inscreve numa corrida com crianças de alto nível na qual o prêmio para o terceiro colocado é um par de sapatos novinhos. Mas essa história caba de forma surpreendente.
Film Socialisme
Jean-Luc Godard
França, 2010, 101 min. Cor. 16 anos

Num cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem sobre história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre liberdade, igualdade e fraternidade.
Garoto Cósmico
Alê Abreu
Brasil, 2008, 76 min. Cor. Livre

Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Eles então descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.
Infância
Domingos Oliveira

Brasil, 2014, 120 min. Cor. 12 anos

Rio de Janeiro, anos 1950. Dona Mocinha (Fernanda Montenegro) é uma matriarca bastante rígida que é fã de Carlos Lacerda. Em sua casa está o neto Rodriguinho, triste pois seu cachorro morreu após comer as bolinhas de naftalina que a avó sempre coloca nos armários de casa. Em meio a esta situação ela precisa lidar com o fato de que o genro, Henrique, vendeu dois terrenos seus sem permissão.
Infância Clandestina
Benjamín Ávila 
Argentina, 2012, 112 min. Cor. 14 anos

Depois de anos no exílio, os pais do pequeno Juan conseguem voltar ao país em 1979 usando documentos falsificados. Seus pais eram membros dos Montoneros, organização que lutou contra a junta militar e, por isso, seus membros foram caçados, presos ou mandados para o exílio. O disfarce da família passa a correr perigo quando o garoto vai para a escola, onde faz amigos e ganha uma admiradora.
Kamtchaka
Marcelo Piñeyro
Espanha, Argentina, 2002, 105 min. Cor.

A estória se passa na década de 70 e conta a história de uma família argentina que se vê obrigada a fugir para escapar da ditadura no país. Quem nos conta essa história é Harry, o filho mais velho de um casal. Para ele a ditadura é um jogo. Onde alienígenas, militares, invadem sua casa e sua família tem que tentar fugir. Se escondem em uma fazenda e lá ele descobre seu ídolo Harry Houdini, um escapista muito famoso. Para fazer as noites passarem mais rápido e serem menos entediantes é parceiro de seu pai, Ricardo Durín, em longas e intermináveis partidas do jogo T. A .G, uma espécie de ‘War’. Esse jogo, que entra como um complemento e explicação da história apresenta a questão da resistência nessa época tão difícil.
Kes
Ken Loach
Reino Unido, 1969, 110 min. Cor. Livre

Billy Casper é um menino de 15 anos de idade que sofre continuamente com os abusos e humilhações que lhe são causadas pela família (a mãe separada e o violento irmão mais velho que trabalha numa mina), escola e as pessoas em geral. Ele encontrou um ninho de falcões no muro de uma fazenda próxima e resolveu capturar um dos filhotes e treiná-lo com o que aprende num livro que roubara de uma loja. Billy chama o pequeno falcão de Kes. Enquanto treina a ave, fica muito cansado para acompanhar as aulas e seus impacientes professores se enfurecem com isso, aplicando-lhe vários tipos de castigos e humilhações.
Curiosidade: O filme é baseado no conto "A Kestrel for a Knave", escrito por Barry Hines em 1968.
Machuca
Andrés Wood
Chile, Espanha, 2004, 120 min. Cor.

Sua história se passa em 1973, quando o Chile vive uma situação conturbada, em pleno governo de Salvador Allende. Há passeatas em defesa do seu governo, em defesa do socialismo, e outras, organizadas pela direita nacionalista que quer retomar o poder. Gonzalo é um garoto de classe média-alta que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado da capital, Santiago. O padre McEnroe, diretor do colégio, pelo governo Allende, aplica uma política para que alunos pobres estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca. A partir de uma briga na escola, surge uma amizade entre os dois garotos. As aproximações e distanciamentos que ocorrem a partir da diferença de classe dos meninos são a chave da trama.
Maldito Coração

Título original:
The heart is deceiful above all things
Asia Argento
Eua, 2004, 98 MIN. Cor. 14 anos

A história sobre Jeremiah, uma criança que é tirada da sua casa adotiva e jogada numa vida problemática na estrada com sua mãe adolescente, Sarah. Com ela, Jeremiah viaja através das estradas rurais dos Estados Unidos e aprende sobre os problemas do mundo.
Curiosidades: "Maldito Coração" é baseado no livro aclamado pela crítica de J. Leroy.
Mary e Max – uma amizade diferente

Título original: Mary and Max
Adam Elliot
Austrália, 2009, 92 min. Cor. 12 anos

Uma história tocante sobre a amizade entre duas pessoas muito diferentes: a menina australiana Mary Dinkle e o solitário nova-iorquino Max Horowitz. Separados por dois continentes, eles continuam se correspondendo por cartas ao longo de 20 anos, compartilhando segredos, dúvidas, ansiedades e uma incrível visão do que é mundo ao seu redor.
Meninos de Tóquio - Eu Nasci, Mas…

Título original:
Umarete Wa Mita Keredo

I was born, but...
Yasujiro Ozu
Japão, 1932, 100 min. P&B.

Dois jovens irmãos tornam-se líderes de uma gangue de garotos. O pai de ambos trabalha como balconista e, quando os garotos visitam com seu pai a casa de seu chefe, eles descobrem que o pai estava se humilhando para o chefe para tentar conseguir uma promoção. Os garotos então revoltam-se, dizendo que a hierarquia deveria ser baseada na habilidade de cada um, e não em sua posição social.
Meu Amigo Totoro

Título original:
Tonari no Totoro
Hayao Miyazaki
Japão, 1988, 86 min. Cor. Livre

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.
Minha Vida de Cachorro

Título original:
Mitt liv som hund
Lasse Hallstrom
Suécia, 1985, 101 min. Cor. Livre.

A história do menino Ingemar que, devido ao agravamento da saúde de sua mãe, é enviado para casa de parentes numa vila no interior da Suécia, nos anos 50. No início, Ingemar tem dificuldades de se adaptar à nova vida e superar as saudades da mãe e do irmão. Com o tempo, acaba por viver experiências que o marcarão pelo resto da vida.
Curiosidades: Indicado a dois Oscar nas categorias principais (diretor e roteiro adaptado), Minha Vida de Cachorro foi um dos filmes mais aclamados dos anos 80, revelando ao mundo o talento do cineasta Lasse Hallström, de “Regras da Vida” e “Chocolate”.  
Minha vida em cor de rosa

Título original:
Ma vie en rose
Alain Berliner
França, 1997, 88 min. Cor. 14 anos

Ludovic (Georges Du Fresne) vive com a sua família em um belo e tranquilo subúrbio de Paris. Mas a pacata vida de sua família irá transformar-se quando o pequeno Ludo revela o seu maior sonho - ele tem toda certeza de que quer ser uma garota.
Divertida e emocionante, essa premiada e comovente história é permeada de fantasia e trata da aceitação das diferenças com uma doçura inigualável.
Moonrise Kingdom
Wes Anderson
EUA, 2012, 94 min. Cor. 12 anos

Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.
Nascidos em bordéis

Título original:
Born Into Brothels: Calcutta’s Red Light Kids
Ross Kauffman
Índia, 2004, 83 min. 14 anos

O filme mostra a vida das crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lado os menos favorecidos. Neste contexto, os menos previlegiados são crianças filhas de prostitutas do bairro mais pobre da cidade. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas Zana Briski e Ross Kauffman procuram essas crianças e munidos de câmeras fotográficas pedem para eles fazerem retratos de tudo que lhes chama atenção. Os resultados são emocionantes. E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de se expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança a essas crianças, para que as quais a pobreza é a maior ameaça a esperança.
Curiosidades: ganhador do Oscar de Melhor Documentário em 2005 e de 12 outros prêmios em festivais de cinema e TV.
Nos braços de estranhos

Título original:
Into the arms of strangers: stories of the kindertransport
Mark Jonathan Harris
EUA, 200, 122 min. Cor. 14 anos

Documentário sobre crianças judias que imigraram para a Inglaterra dos anos 30 e foram obrigados a abandonar suas famílias para fugirem dos horrores da Segunda Guerra Mundial.
Curiosidades: ganhador do Oscar de Melhor Documentário em 2000.
O  Balão Vermelho

Título original:
Le Ballon Rouge

The Red Ballon
Albert Lamorisse
França, 1956, 36 min. Cor. Livre

Pascal, é um garoto solitário nas ruas de Paris dos anos 50. Encontra um balão vermelho amarrado a um poste de iluminação. Ao "libertar" o balão de sua prisão, ganha sua estima e lealdade, e o bojudo amigo passa a seguí-lo por Paris, por bondes, escolas, becos e avenidas. Professores, parentes e amigos tentar tirar o balão do garoto, mas ambos fogem e aprontam, brincam de esconder, inventam planos para enganar todo mundo, como velhos amigos.
Curiosidades: o menino-ator (Pascal Lamorrise) é filho do diretor, Albert Lamorrise. O filme ganhou o Grande Prêmio para médias do Festival de Cannes e o Oscar por Melhor Roteiro Original, além de vencer o prêmio de melhor filme educacional da década em 1968, concedido pela New York Film Critics.
O Ano em que meus pais saíram de férias
Cao Hamburger
Brasil, 2006, 110 min. Cor. 12 anos

Em 1970, Mauro é um garoto de doze anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar, e por essa razão decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia que Mauro chega em São Paulo, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.
O Cárcere e a Rua
Liliana Sulzbach

Brasil, 2005, 80 min. Cor. 12 anos

Cláudia, presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, deve deixar o cárcere em breve. Assim como Betânia, que vai para o regime semi-aberto, e ao contrário de Daniela, que recém chegou na prisão e aguarda julgamento. Enquanto Daniela busca proteção na cadeia, Cláudia e Betânia vão enfrentar as incertezas de quem volta para a rua.
O Castelo Animado ou O Castelo Andante

Título original:
Howl no Ugoku Shiro

Howl´s Moving Castle
Hayao Miyazaki
Japão, 2004, 119 min. Cor. Livre

Sofia é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Hauru, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sofia uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sofia foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Hauru. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.
O castelo de minha mãe

Título original:
Le chatêau de ma mère
Yves Robert
Franção, 1990, 98 min. Cor. Livre

As aventuras da família Pagnol continuam. Eles passam a freqüentar mais a casa de campo na Provença. Como a caminhada pelas colinas até a casa é muito longa, descobrem um atalho que passa pelos domínios de um castelo, o que pode lhes causar uma série de problemas. Em meio a tudo isso, Marcel descobre o primeiro amor. E os anos passam... 
O Castelo da Minha Mãe é uma encantadora celebração da infância e das relações familiares.
Curiosidades: O Castelo da Minha Mãe é a continuação de A Glória do Meu Pai, a maravilhosa adaptação de Yves Robert (A Guerra dos Botões) para as memórias do escritor Marcel Pagnol (1895 – 1974), autor de A Vingança de Manon e Jean de Florette. 
O castelo no céu

Título original: Tenkû no Shiro Rapyuta

Castle in the Sky 
Hayao Miyazaki
Japão, 1986, 124 min. Cor. Livre

Essa aventura nas alturas começa quando Pazu, um aprendiz de engenheiro encontra uma jovem garota, Sheeta, flutuando pelos céus e usando um colar brilhante. Juntos eles descobriram que ambos estão procurando por um lendário castelo flutuante, Laputa, e prometem desvendar o mistério do cristal luminoso do colar de Sheeta. Contudo, a aventura deles não será fácil. Há piratas gananciosos dos céus, agentes secretos do governo e obstáculos impressionantes que tentam esconder a verdade e os separá-los.
O dia em que eu não nasci

Título origina:
Das Lied in mir
Florian Micoud Cossen
Alemanha, Argentina, 2010, 95 min. Cor. 12 anos

Durante uma passagem por Buenos Aires, Maria reconhece uma canção de ninar e estranhamente se sente familiarizada com a cidade, ao comentar sobre esse sentimento com seu pai ela fará uma descoberta que mudará sua história.
O Espelho

Título original:
Zerkalo
Andrei Tarkovski
Rússia, Espanha, 1975, 110 min. Cor e P&B.

Um homem em seus últimos dias de vida relembra o passado. Entre as memórias pessoais da infância e adolescência, da mãe, da Segunda Guerra Mundial e de um doloroso divórcio, estão também momentos que contam a história da Rússia numa mistura de flashbacks, tomadas históricas e poesia original
O Espírito da Colmeia

Título original:

El Espiritu de la Colmena

Víctor Erice
Espanha, 1973, 95 min. Cor. Livre

"O Espírito da Colméia", do mestre errático Víctor Erice, estabeleceu um paradigma, propondo uma leitura do tenebroso contexto político, à luz do cinema de terror: Frankenstein, ícone do horror, surgia como uma figuração possível do general Franco, que a pequena protagonista do filme, Ana, pretende redimir. A ação se passa num povoado castelo nos meados dos anos 40. Num domingo, duas meninas de oito e de seis anos, Isabel e Ana, assitiram o filme Frankenstein. A pequena Ana, logo começou a perguntar pelo monstro. Um dia, Ana desapareceu de casa. Enquanto todos a procuravam, ela, refletido pela luz na corrente do rio, conseguiu ver o monstro do filme. E desde esse dia, segue o evocando.
O estranho em mim

Título original:
Das fremde in mir
Emily Atef 
Alemanha, 2008, 99 min. Cor. 14 anos

Um jovem casal apaixonado, Rebecca e Julian, espera a chegada de seu primeiro filho. O mundo deles parece perfeito quando Rebecca dá à luz a um menino saudável. Porém, em vez do amor incondicional que esperava sentir, Rebecca se vê imersa em sensações de impotência e desespero. Seu próprio filho lhe parece um estranho. Com o passar dos dias, fica cada vez mais aparente sua inabilidade para cumprir com as obrigações maternas. Incapaz de admitir seus sentimentos para alguém, nem mesmo para Julian, ela desce ao fundo do poço, a ponto de perceber que está se tornando uma ameaça à criança.
O Garoto da Bicicleta

Título original:
Le Gamin au vélo
Jean-Pierre e Luc Dardenne
Bélgica, França, Itália, 2011, 87 min. Cor. Livre

Cyril, um garoto de onze anos, foi deixado em um orfanato, algo que seria temporário, e prepara-se para encontrar o seu pai que o deixou lá. Ele não quer acreditar que seu pai o deixou, mudou do apartamento onde viviam e vendeu até mesmo sua bicicleta. Por acaso ele conhece a cabelereira Samantha, que compra a sua bicicleta de volta e devolve a Cyril. A pedido do menino, ela permite que ele viva com ela nos finais de semana. Juntos, Samantha e Cyril encontra o pai, mas ele não quer mais ver o menino e pede que Samantha o adote.
O Garoto Selvagem

Título original:
L'Enfant sauvage
François Truffaut
França, 1969, 83min. Cor. Livre

Cantão de São Sernin, França, 1798. Três caçadores acham uma criança selvagem, que possui 11 ou 12 anos. Ele é apelidado de Selvagem de Aveyron, sendo que se alimenta de grãos e raízes, não anda como um bípede nem fala, lê ou escreve. O professor Jean Itard se interessa pelo menino, que é levado a Paris para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie. Itard começa a educá-lo. Todos pensam que ele vai fracassar, mas com amor e paciência aos poucos obtém resultados.
O Gato do Rabino

Título original:
Le Chat du Rabbin

Joann Sfar
França, Áustria, 2012, 100 min. Cor. Livre

Na Argélia da década de 1920, o rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, além de um papagaio tagarela e um gato sem nome, que devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico, a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana.
O Invasor
Beto Brant
Brasil, 2001, 97 min. Cor.

Estevão, Ivan e Gilberto são companheiros desde os tempos de faculdade. Além disto, são sócios em uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando deixar o negócio. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio, um matador de aluguel, para assassinar Estevão e poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade cada vez mais as vidas de Ivan e Gilberto.
O Labirinto do Fauno

Título original:
El laberinto del fauno
Guillermo Del Toro
Espanha, México, 2006, 118 min. Cor. Livre

Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.
O Menino do Pijama Listrado

Título original:
The Boy in the Striped Pyjamas
Mark Herman
EUA, Reino Unido, 2008, 94 min. Cor. 12 anos

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
O Menino e o Mundo
Alê Abreu
Brasil, 2014, 85 min. Cor. Livre

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
O menino no espelho
Guilherme Fiúza Zenha
Brasil, 2014, 90 min. Cor. Livre

Aos 10 anos, Fernando está cansado de fazer as tarefas chatas da vida. Seu sonho era ter clone, para que ele pudesse aproveitar o lado bom da vida, enquanto seu sósia cuidasse das tarefas. Um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.
O mundo dos crocodilos

Título original: From the family of reptiles
Win Wenders
Alemanha, 1974, 26 min. Cor. Livre

A pequena Ute Hagedorn, de apenas 8 anos de idade, foge com frequência de sua casa e do Centro de Juventude para ir sozinha ao zoológico. Ela passa horas a fio observando a vida dos crocodilos, e isso começa a ter efeitos na vida dela. Monika Brehm, a responsável pela criança no Centro, tenta se aproximar de Ute quando percebe o isolamento da menina nesse "mundo dos crocodilos" é uma espécie de fuga do mundo de seus pais e da experiência de crescer e se tornar uma adulta. A professora consegue convencer os pais de Ute de que a garota não tem maldade em suas atitudes, mas que é preciso que ele tenha acompanhamento de um psiquiatra. Só que a fila de espera para um aconsulta com o especialista é enorme, e, com isso, os pais da menina seguem sem saber como agir, enquanto Ute continua a viver em seu mundo com os répteis do zoológico. Mas Monika não desiste e seu senso de responsabilidade sobre as crianças do Centro a motiva a ajudar Ute a sair do seu isolamento.
O mundo dos pequeninos

Título original:
Kari-gurashi no Arietti
Hayao Miyazaki
Japão, 2010, 160 min. Cor. Livre

Arrietty, uma pequena garota, porém persistente, de 14 anos de idade, mora com os pais no recesso do jardim de uma casa no subúrbio, sem o conhecimento do proprietário e de sua empregada. Como todas as pessoas pequenas, Arrietty permanece escondida das pessoas, exceto durante ocasionais empreendimentos secretos além do assoalho para “emprestar” pequenos fragmentos, como cubos de açúcar, dos humanos, donos da casa. Mas quando Sho, de 12 anos, um menino humano, vem para ficar na casa, descobre sua misteriosa companheira em uma noite, uma amizade secreta floresce. Se descoberto, o relacionamento deles poderia levar a família de Arrietty de casa, direto para o perigo.
O Ódio

Título original:
La Haine
Mathiè Kassovitz
França, 1995. 97 min. Cor. 16 anos

O roteiro, escrito por Kassovitz, retrata um dia na vida de três jovens que moram no mesmo conjunto habitacional miserável em Paris. Eles pertencem a etnias diferentes, mas são muito amigos. Vinz (Vincent Cassel) é judeu. Hubert (Hubert Kounde), negro. Säid (Saïd Taghmaoui), descendente de árabe. Eles acabam de passar uma noite terrível. Os jovens da vizinhança tiveram um confronto violento com a polícia, e um amigo do trio está hospitalizado, entre a vida e a morte, por causa de excessos numa sessão de torturas cometida pelos policiais. Enfurecidos, os três rapazes vagam pela vizinhança, sem nada para fazer e sem destino, cometendo pequenos delitos, invadindo festas burguesas ou encontrando amigos ao acaso. Um deles tem um revólver carregado. Eles pensam em matar um policial, caso o amigo hospitalizado morra.
O Pequeno Fugitivo

Título original:
Little Fugitive
Morris Engel e Ruth Orkin
EUA, 1953, 80 min. Cor. Livre

Joey é um pequeno menino cujo irmão, Lennie, é a grande inspiração. Os dois são muito apegados e inseparáveis. Um dia, sua mãe precisa deixar os dois sozinhos em casa. Lennie fica encarregado de cuidar do irmão caçula, porém, decide pregar uma peça em Joey fingindo ter sido morto por ele. Joey assustado foge de casa e vai para Coney Island, em um grande parque de diversões. 
O pequeno italiano

Título original:
Italianetz
Andrei Kravchuk 
Rússia, 2005, 99 min. Cor. Livre

Vanya é um garoto de seis anos que mora em orfanato russo. Após a visita de um casal de italianos que resolve adotá-lo, ele ganha dos demais órfãos o apelido de o pequeno italiano. Enquanto espera os dois meses necessários para se juntar a sua nova família, a vida de Vanya muda completamente.
O pequeno Nicolau

Título original:
Le petit Nicolas
Laurent Tirard
França, 2009, 91 mn. Cor. Livre

O garoto Nicolas leva uma vida tranquila. É muito amado por seus pais, tem uma turma de amigos com quem se diverte bastante. Para ele, nada precisa mudar. Mas um dia, Nicolas surpreende uma conversa entre seus pais que o faz achar que a mãe está grávida. O menino entra em pânico e já imagina o pior: tão logo nasça um irmão, seus pais deixarão de lhe dar atenção e vão abandoná-lo na floresta como as histórias do Pequeno Poucet, de Perrault.
O que eu mais desejo

Título original:
Kiseki
Hirokazu Kore-Eda 
Japão, 2011, 128 min. Cor. Livre

Em "O Que Eu Mais Desejo" depois do divórcio de seus pais, o irmão mais velho, Koichi, vai morar com sua mãe na casa dos avós, localizada no sul da ilha de Kyushu, perto de um preocupante vulcão Sakurajima. Enquanto o irmão mais novo, Ryunosuke, fica com o pai, guitarrista, no norte da ilha. O maior sonho de Koichi é ver sua família reunida novamente - mesmo que enfrente uma devastadora erupção do vulcão
O violonista e o rolo compressor

Título original:
Katok i skripka
Andrei Tarkovski
Rússia, 1961, 46 min.

Conta uma história de amizade entre um menino violinista e um operador de rolo compressor.
Obsessão

Título original:
loverboy
Kevin Bacon
EUA, 2005, 84 min. Cor. 12 anos

Contada em flashbacks, o filme é baseado no romance de Victoria Reed. Kyra Sedgwick interpreta uma mulher que foi abandonada por seus pais quando ainda era criança. Por esse motivo, hoje ela é uma mãe superprotetora e companheira ao extremo. O filme mostra como a criação que os personagens recebem dos pais interferem em suas vidas adultas.
Onde fica a casa de meu amigo?

Título original:
Khaneh-ye dust kojast?
Abbas Kiarostami
Irã, 1987, 83 min. Cor. Livre

O garoto Ahmad, ao fazer seu dever de casa, percebe que pegou o caderno de seu amigo por engano. Sabendo que o professor exige que as tarefas sejam feitas no caderno, escapa das vistas de sua mãe e parte em busca do colega. Ele vai até uma vila nos arredores com o intuito de encontrá-lo para devolver o caderno. Chegando lá, encontra-se com diversos moradores e vivencia o dia-a-dia de cada um num ritmo lento e extremamente real.
Os Esquecidos

Título original:
Los olvidados
Luis Buñuel
Espanha, 1950, 85 min. P&B. 14 anos

Retrata o cotidiano de um grupo de jovens delinqüentes, entre eles Jaibo, recém fugido do reformatório, e Pedro, um garoto rejeitado pela mãe que acaba se envolvendo em um assassinato.
Curiosidades: “Os Esquecidos” recebeu uma indicação ao BAFTA de melhor filme e deu a Buñuel o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, em1951.
Os Incompreendidos

Título original:
Les quatre cents coups
François Truffaut
França, 1959, 93 min. Cor. 12 anos

O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo de sua mãe e de padrasto (Gilberte e Julien Doinel). Rejeitado, Antoine passa a faltar as aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, vivenciará algumas descobertas e cometerá pequenos delitos em busca de atenção até ser aprisionado em um reformatório, levado pelos próprios pais.
Os meninos da Rua Paulo

Título original:
A Pál Utcai Fiúk
Zoltan Fabri
Hungria, 1969, 110 min. Cor. Livre

A história gira em torno de dois grupos de meninos das ruas de Budapeste que, em disputa pela "posse" de um terreno baldio, resolvem brincar de guerra, mas esta, mesmo simulada – e embora em proporções menores – tem o mesmo triste resultado de todas as guerras.
Curiosidades: da obra de Ferenc Molnár (1878-1952), intitulada "Os Meninos da Rua Paulo"
Pai Patrão

Título original:
Padre Padrone
Paolo Taviani
Itália, 1977, 118 min. Cor. Livre

Aos seis anos de idade, Gavino é obrigado pelo pai a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando de ovelhas. Todas as suas tentativas de mudar de vida são abortadas pela ignorância e violência do patriarca. Aos vinte anos, ainda analfabeto, Gavino acaba entrando para o exército, onde pode enfim adquirir algum conhecimento de base. Renunciando à carreira militar, ele volta à sua terra para seguir estudando. No entanto, o choque com o pai é inevitável.
Pais e Filhos

Título original:
Soshite Chichi ni Naru
Hirokazu Kore-Eda
Japão, 2013, 121 min. Cor. Livre

Ryoata (Masaharu Fukuyama) é um arquiteto obcecado com o sucesso profissional, que forma com a jovem esposa e o filho de 6 anos uma família ideal. Sua vida sofre uma grande transformação quando descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade.
Pixote, a Lei do Mais Fraco
Hector Babenco
Brasil, 1980, 128 min. Cor. 14 anos

Pixote foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.
Polissia

Título original:
Polisse
Maïwenn
França, 2011, 127 min. Cor. 14 anos

Diariamente, um grupo especializado da polícia francesa precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o confronto com menores infratores. Dentro deste universo, a vida privada de cada policial encontra pouco espaço, apesar de ser difícil manter o equilíbrio entre as duas partes. Essa dinâmica sofre sérias mudanças quando Melissa (Maïwenn), uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, passa a acompanhar as missões.
Precisamos falar sobre Kevin

Título original:
We need to talk about Kevin
Lynne Ramsay
Reino Unido, 2011, 110 min. Cor. 16 anos

Eva mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida. O motivo disso vem de seu passado, quando vivia com seu marido Franklin e seus dois filhos: Kevin e Celia. Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, mas Eva jamais imaginaria o que ele seria capaz de fazer.
Ser e Ter

Título original:
Être et Avoir
Nicolas Philibert 
França, 2002, 104 min. Cor. Livre

Inspirado no fenômeno francês das "escolas-de-uma-turma-só", o filme mostra a vida de uma pequena escola durante um ano letivo e aborda, de maneira serena e calorosa, a educação infantil no interior da França a partir de uma realidade bastante diferente da brasileira. A turma tem 12 crianças, com idades entre 04 e 10 anos, que compartilham a sala e aprendem juntas as mais variadas matérias tudo com um professor extremamente dedicado e paciente, que conduz as crianças à adolescência, respondendo as suas argumentações e ouvindo seus problemas.
Curiosidades: Mais de 1,8 milhão de pessoas foram assistir “Ser e Ter” na França em 2002.
Stella
Sylvie Verheyde 
França, 2008, 102 min. Cor. Livre

1977. Stella, de 11 anos, vive com seus pais em um bar na periferia de Paris, onde atendem trabalhadores da região. Admitida em uma famosa escola parisiense, conhece Gladys, filha de um judeu intelectual. Por meio dessa amizade, é apresentada a um novo mundo, oposto a tudo que conhece. O filme trata de todas as novas experiências que irão mudar a vida de Stella para sempre.
Tão forte, tão perto

Título original:
Extremely loud and incredible close
Stephen Daldry 
EUA, 2011, 129 min. Cor. 12 anos

Oskar Schell é um garoto muito apegado ao pai, Thomas, que inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda. Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.
Tartarugas podem voar

Título original:
Lakposhtha Hâm Parvaz Mikonand
Bahman Ghobadi
França, Irã, Iraque, 2004, 98 min. Cor.

Em uma vila de curdos no Iraque, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano contra o Iraque, os moradores buscam desesperadamente uma antena parabólica para poder ter notícias via satélite. Um garoto mutilado que vem de outra vila com sua irmã e filho, prevê que a guerra esta cada vez mais perto.
Tomboy
Céline Sciamma
França, 2011, 82 min. Cor. 14 anos

Laure é uma garota de 10 anos, que vive com os pais e a irmã caçula, Jeanne. A família se mudou há pouco tempo e, com isso, não conhece os vizinhos. Um dia Laure resolve ir na rua e conhece Lisa, que a confunde com um menino. Laure, que usa cabelo curto e gosta de vestir roupas masculinas, aceita a confusão e lhe diz que seu nome é Mickaël. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.
Um certo caro azul

Título original:
Blue car
Karen Moncrieff 
EUA, 2002, 87 min. Cor. 14 anos

Meg é uma garota talentosa de 18 anos que, além de ter sido abandonada pelo pai, é negligenciada pela mãe, que trabalha demais para sustentar a família sozinha. Meg é a única que pode cuidar de sua irmã mais nova, com sérios disturbios emocionais. Ela encontra a válvula de escape nas poesias que escreve, assim como algum suporte emocional no professor, senhor Auster. Esse relacionamento entre os dois, que começou somente como professor-aluno, acaba tornando-se mais complexo do que a intenção.
Um doce olhar

Título original:
Bal
Semih Kaplanoglu
Turquia, 2010, 100 min. Co. Livre

Yusuf é uma criança que mora com os pais numa isolada área montanhosa. Para ele, a região de floresta torna-se um verdadeiro mistério e aventura a partir do momento em que ele acompanha o pai em um dia de trabalho. O filme mostra sua incrível jornada pela busca de algum sentido a sua vida.
Um pai quase perfeito

Título original:
Kokowääh 2
Til Schweiger
e Torsten Künstler 
Alemanha, 2013, 122 min. Cor. 12 anos

Henry é um playboy que não tem ideia de que ele é o pai de uma linda garotinha, fruto de um caso de uma noite apenas. A mãe da garotinha coloca a filha em frente à porta de Henry, no momento em que o marido dela descobre que, após 8 anos de casamento, ele não é o pai da pequena e a relação de ambos desmorona... Agora o playboy precisa lidar com a descoberta da paternidade, enquanto processa o drama que recai diante deles.
Vidas ao vento

Título original:
Kaze Tachinu
Hayao Miyazaki
Japão, 2014, 126 min. Cor. Livre

Jiro Horikoshi, vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá. 
Vítimas da Tormenta

Título original:
Sciuscià
Vittorio De Sica
Itália, 1946, 93 min. Cor. Livre

Roma, logo após o fim da Segunda Guerra. Giuseppe e Pasquale são garotos pobres que vivem de engraxar sapatos, cultivando o sonho de comprar um cavalo branco. Depois de se envolverem em um furto, acabam presos num reformatório. É o começo de muitos problemas que os dois amigos têm pela frente.
Vozes inocentes

Título original:
Voces inocentes
Luis Mandoki
México, 2004, 110 min. Cor. 16 anos

Comovente história de Chava, um menino de onze anos que de repente se torna o "homem da casa" depois que seu pai abandona a família no meio de uma guerra civil. A vida de Chava torna-se um jogo pela sobrevivência, não só das balas da crescente guerra, mas também dos temores surgidos da violência diária. Armado somente com o amor de sua mãe e um pequeno rádio que transmite um hino proibido de amor e paz, e tendo de fazer a escolha impossível entre se unir ao exército ou aos rebeldes, Chava encontra a coragem para manter seu coração aberto e seu espírito vivo em sua corrida contra o tempo.
Curiosidades: baseado na história verdadeira da difícil infância do roteirista Oscar Torres.
Zero em Comportamento

Título original:
Zéro de Conduite: Jeunes Diables au Collège
Jean Vigo
França, 1922, 47 min. P&B. Livre

Volta aos tempos de escola num colégio do interior, as bagunças dentro do dormitório, a punição severa, a recreação, o estudo indisciplinado e os confrontos com a administração. Um noite os garotos internos decidem se libertar da autoridade dos adultos e uma revolta arrebenta.





[1] Livre tradução

Nenhum comentário:

Postar um comentário